Domingo, 26 de Outubro de 2014

 

ENSAIOS CONSTRUTIVISTAS

 
 
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Autor(a): LINO DE MACEDO
 
Os dezessete textos reunidos no presente livro incluem-se como parte do trabalho do autor como conferencista especializado na teoria de Piaget aplicada à Psicologia ou à Educação.
Ensaios Construtivistas correspondem, assim, ao esforço de um professor em transmitir as idéias de seu autor. Profissionais e estudantes buscam explicações ou algo que os instrumentalize para enfrentar os problemas de sua prática. O professor aceita a tarefa, apesar de sua impossibilidade. O autor funciona como o que abre e fecha, isto é, como o que limita, e que, cria uma possibilidade. As circunstâncias vão configurando uma troca, uma interação. Tal como na vida, tudo são ensaios de construção.
Lino de Macedo, professor no Instituto de Psicologia, da Universidade de São Paulo, orientador de pesquisas nos cursos de graduação e pós-graduação, coordenador do Laboratório de Psicopedagogia. Participa de congressos, mesas-redondas, cursos, seminários, etc., na condição de especialista na teoria de Piaget.
Sumário:
- Apresentação e agradecimento
Piaget e sua genialidade
- Referências bibliográficas
Qual Hefesto ou Afrodite
- Referências bibliográficas
O construtivismo e sua função educacional
Para um contraste entre construtivismo e não-construtivismo
O construtivismo valoriza as ações, enquanto operações do sujeito cognoscente (que conhece)
O construtivismo produz conhecimento apenas formalizante
No construtivismo o conhecimento é concebido como um tornar-se antes de um ser
Ao construtivismo o conhecimento só tem sentido enquanto uma teoria da ação (em sua perspectiva lógico-matemática) e não enquanto uma teoria da representação
O construtivismo é produto de uma ação espontânea ou apenas desencadeada, mas nunca induzida
Para uma completitude entre construtivismo e não-construtivismo
Para uma escola mais construtivista
- Referências bibliográficas
Construtivismo e prática pedagógica
Estrutura n Gênese, Objeto n Sujeito
Cópia n Exercício, Compreensão n Explicação
Considerações finais
- Referências bibliográficas
Construtivismo e fracasso escolar
- Referências bibliográficas
Para uma aplicação pedagógica da obra de Piaget
O desenvolvimento da criança nas perspectivas de Piaget e da educação
A ênfase teórica da obra de Piaget comparada à ênfase prática da escola
A aplicação pedagógica da obra de Piaget
Considerações finais
- Referências bibliográficas
Para a formação de professores em uma perspectiva construtivista
Estrutura e gênese
Objeto e sujeito
Sobre a formação docente
Considerações finais
- Referências bibliográficas
Para uma visão construtivista do erro no contexto escolar
A questão do erro em uma perspectiva formal ou de adulto
A questão do erro em uma perspectiva da criança
O erro enquanto observável
O erro no plano do fazer ou compreender
Considerações finais
- Referências bibliográficas
Para um discurso das regras na escola ou na psicopedagogia
Para uma comparação entre leis e regras
A lei ordena o desejo, a regra ordena a relação
As leis têm um valor negativo, ainda que sua formulação possa ser positiva; as regras, mesmo que tenham uma formulação negativa, sempre têm um valor positivo
A transgressão nas leis e a obediência nas regras
As leis enquanto instituídas; as regras enquanto construídas
O estatuto contingente das leis por oposição ao estatuto necessário das regras
As leis como lógica das classes, e as regras como lógica das relações
O estatuto das regras na teoria de Piaget
Para um discurso das regras na escola
Para um discurso das regras na psicopedagogia
- Referências bibliográficas
Para uma avaliação construtivista
As quatro formas básicas de avaliação: O quê? Como? Por quê? Para quê?
Sobre o estatuto irredutível da perspectiva estrutural ou funcional da avaliação
Considerações finais
- Referências bibliográficas
Método clínico de Piaget e avaliação escolar
A Perspectiva da Criança
Não-importismo
Fabulação
Crença sugerida
Crença desencadeada
Crença espontânea
A Perspectiva do Professor ou Psicopedagogo
Observação
Reconstituição (Atual ou Retroativa)
Antecipação
Comparação/Verificação/Contraposição
Explicação/Justificativa
- Referências bibliográficas
Desafios construtivistas ao professor
O desafio: público X privado ou público X palco
O desafio de aprender algo como conteúdo e de ensiná-lo como forma
- Referências bibliográficas
Aprendizagem da criança pré-escolar: a perspectiva de Piaget
Aplicações à pedagogia
- Referências bibliográficas
Piaget e algumas questões de psicologia educacional
Desenvolvimento e aprendizagem
Pensamento e linguagem
Processos de socialização
- Referências bibliográficas
Os processos de equilibração majorante
- Referências bibliográficas
As estruturas da inteligência, segundo Piaget: ritmos, regulações e operações
- Referências bibliográficas
Inconsciente e recalcamento cognitivo
- Referência bibliográficas
 
Editora:  Casa do Psicólogo
Edição:   5ª/2002  - 204 páginas
ISBN:  8585141417
Referência:  CASA369